10 PASSOS PARA O SUCESSO

Passo #1

Aceita que ninguém está à espera da tua musica. Se queres fãs tens de promover os teus espetáculos ao vivo e a promoção dos teus lançamentos com o mesmo planeamento e profissionalismo que os artistas que tanto admiras. O Marketing na musica mudou radicalmente na idade da internet e das redes sociais. Esta tecnologia tem o potencial de levar a tua musica ao outro lado do mundo. Sabendo que depende apenas de ti mostrar a tua musica ao mundo.

 

Passo #2

Evita dizer a toda a gente no meio da musica que a tua musica é “boa”. É uma palavra demasiado usada e fraca. Todos neste mundo presumem que tu pensas que a tua musica é “boa”, afinal é por isso que a fizeste! Quando a ouvirem, vão decidir se é mesmo “boa” para que a possam apoiar convictamente. Convenhamos, no final do dia será o publico a decidir se a tua musica é ou não: ”boa”. Isto não significa que não devas falar sobre a tua musica. Mas escolhe bem as tua palavras e mostra o seu e o teu significado.

 

Passo #3

Utiliza a internet e todas as suas ferramentas em teu beneficio. Alem de teres o teu domínio de internet e website onde promoves os lançamentos e espetáculos, vais querer ter uma presença forte nas redes sociais como o Facebook e o Instagram. Mas não te empenhes demasiado nisso. Se passares todos os teus dias a trabalhar nas redes sociais o que vai acontecer a tua musica? E preferível ignorar algum tempo as redes sociais a perder o contacto com os teus fãs. E claro, vais queres tornar o acesso a tua musica fácil, através do youtube, soundcloud, loja iTunes, etc. Por ultimo, constrói uma mailing list de emails para manteres os teus fãs a par das novidades. Este tipo de marketing tem provas dadas, estas são as pessoas que pediram para lhes enviares novidades!

 

Passo #4

Agradece as pessoas que te ajudam. Ficaras admirado com a quantidade de críticos de musica, DJs em pequenas rádios e agentes que não tem o agradecimento dos artistas. Assim, agradece enviando um cartão, um pequeno presente de agradecimento ou simplesmente uma pequena referencia no teu próximo cd. Alguns artistas sentem que são o centro do mundo por conta do seu talento. Adivinha… não são! Ser grato e uma das qualidades essenciais para o sucesso. Cultiva-o e as portas vão abrir-se.

 

Passo #5

Toca fora dos locais onde o teu género de musica costuma tocar. Sai um pouco da tua zona de conforto. Pensa tocar em escolas, feiras, festivais ou talvez em parques no verão. Olha a tua volta, começa a reparar ou os artistas tocam e pergunta a ti próprio se aquele local também não será valido para ti. Oferece aos teus fãs mais do que um local para te verem atuar ao vivo ao mesmo tempo que mais pessoas te conhecem. E em todo os gigs, distribui uma folha para subscrição da tua newsletter. Será que já disse que manter-te em contacto por email é essencial?

 

Passo #6

Ouve outros tipos de musica, alem do teu. Há muito a aprender com os outros estilos. Todos os tipos de musicas oferecem um reservatório vasto de novas melodias e ritmos para experimentar, e talvez, incorporar na tua musica. Se o futuro da musica promete algo, e uma mistura permanente de velho e novo a soar juntos em novas formas de expressão.

 

Passo #7

Lembra-te que as editoras não sabem o que procuram, e com alguma sorte, vão reconhecer quando o ouvirem. Desenvolve o teu cunho pessoal no som ao invés de procurares o que achas que toda a gente quer ouvir. Procura a tua própria identidade através da musica. E não penses que assim que encontrares o teu som que ficará assim para sempre. Os grandes artistas reinventam-se diariamente e ao longo das suas carreiras.

 

Passo #8

Cria bons grafismos. Quantos logotipos tens na tua mente neste momento que possam ser reconhecíveis em bandas lendárias? Pretendes construir uma marca que seja reconhecível através de logotipos memoráveis e bons grafismos. Certifica-te que o logotipo é identificável em vários tamanhos e que o usas onde quer que o teu nome apareça: porters, flyers, press releases, cartas, cartões de visita, economato, websites e capas de cd.

 

Passo #9

Para de cometer os mesmos erros, vezes sem conta. Loucura e caracterizada pela repetição do mesmo habito continuamente, ao mesmo tempo que se espera diferente resultado. Como musico, podes sentir que tens de ensaiar, ainda que frustrado visto que as tuas capacidades musicas não progridem. Ou como compositor, podes ficar chateado por constantemente se sentires encurralado num esquema rítmico estranho, mesmo assim continuando a usa-lo. Todos nos, por vezes, nos sentimos em becos-sem-saída criativos, mas a forma de sair deste ciclo vicioso não é repetindo os mesmos movimentos que nos levaram até ai. Desafia-te a descobrir novas inspirações e desenvolve pelo menos uma nova técnica criativa por mês.

 

Passo #10

Nunca pares de fazer musica. Uma forma segura de atingir algum sucesso como musico é nunca deixar de o ser. Não existe um calendário ou caminho para o sucesso. A maioria dos artistas “da-noite-para-o-dia” demoraram na realidade anos a contruir. Se alguma vez vires a musica como apenas mais uma tarefa, porquê continuar? Alguns dos músicos de maior sucesso são pessoas que simplesmente nunca pararam de fazer a sua musica, tocar ao vivo com regularidade e encontraram uma forma de viver da musica. Não conseguiram deixar de fazer musica. Tens essa paixão dentro de ti? Alguma parte de ti morreria se não fizesses musica? Sim? Então continua! O resto virá.

Comments are closed.